LEDS RITMICOS
OBJETIVO
O propósito do trabalho é demonstrar e desenvolver um sistema de LEDs rítmicos.
INTRODUÇÃO
O LED é um tipo especial de diodo, pois emite luz quando é polarizado diretamente. Por isso, ele é classificado como dispositivo optoeletrônico.
O significado de sua abreviação é light emitting diode, que em português vem a ser diodo emissor de luz, cuja característica é a conversão de sinal elétrico em óptico.
Os LEDs rítmicos são utilizados em geral, um casas noturnas, competições de som, equalizadores e até mesmo em carros populares. Sua função é dar um efeito especial ao ambiente, emitindo luz conforme o som que recebem.
Como o LED tem o mesmo funcionamento de um diodo comum, na polarização direta, quando os elétrons do lado N cruzam a junção, eles se recombinam com as lacunas do lado P. A recombinação produz irradiação de energia. Nos diodos comuns, a energia irradiada é a térmica, produzindo calor. Já nos LEDs, a energia irradiada é na forma de onda eletromagnética, produzindo luz.
A curva característica do LED é muito semelhante à do diodo retificador. A diferença está na ordem de grandeza das tensões e correntes especificadas pelos fabricantes. Sua tensão é maior que o dos diodos retificadores, estando geralmente entre 1 e 2V.
Junto dos LEDs irá trabalhar o transistor, que vem com a função de amplificar o sinal de som fornecido.
Enquanto diodos, capacitores e resistores são denominados dispositivos passivos, pois dissipam toda a potência que lhes é fornecida, o transistor se diferencia deles porque dissipa apenas uma parte da potência fornecida pela fonte de alimentação, transferindo a outra parte para o sinal presente na entrada. Sendo assim, denominado ativo.
RELATÓRIO
MATERIAIS
01 Protoboard;
01 Transformador de Potência;
04 Diodos de Silício;
10 Resistores sendo:
01 de 160Ω;
03 de 180 Ω;
06 de 100 Ω.
10 LEDs de auto brilho sendo:
01 vermelho;
03 verdes;
03 azuis;
03 brancos.
01 Transistor TIP31C;
01