led aplicação e preço
O objetivo deste trabalho é descrever as metodologias e técnicas construtivas mais viáveis e mais adequadas para a construção de edificações, através dos conhecimentos e aprendizados adquiridos até o presente momento, durante a graduação em Engenharia de Produção/Civil.
A base de dados foi disponibilizada por meio de informações, conceitos, métodos e materiais distribuídos e transmitidos ao longo do semestre, somando ao conteúdo e notas de aulas ministradas pelo professor Sandro.
Palavras-chave: Estacas, aplicação, metodologia executiva.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Estaca trado mecânico 8
Figura 2 – Estaca trado mecânico 8
Figura 3 – Estaca Hélice Contínua 13
Figura 4 – Estaca Hélice Contínua 13
Figura 5 – Estaca Strauss 18
Figura 6 – Estaca Strauss 18
Figura 7 – Estaca Strauss 20
Figura 8 – Estaca pré-moldada 24
Figura 9 – Estaca pré-moldada 24
Figura 10 – Estaca Metálica 29
Figura 11 – Estaca Metálica 29
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 OBJETIVO ESPECÍFICO 7
3 UNIDADES TEMÁTICAS 8
3.1 Estaca a Trado 8
3.2 Estaca Hélice Contínua 13
3.3 Estaca Strauss 19
3.4 Estaca Pré-moldada de Concreto 25
3.5 Estaca Metálica 30
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 33
REFERÊNCIAS 34
1 INTRODUÇÃO
As estacas são elementos estruturais enterrados no solo, providenciam estabilidade. Utilizadas nas fundações de edificações, terminais portuários, etc.
As estacas podem ter várias formas e ser construídas de vários materiais conforme a sua utilização. Tradicionalmente eram feitas de madeira, mas atualmente usa-se o aço, betão e até materiais compósitos. Nas obras portuárias a forma mais habitual é um tubo, que depois de cravado no fundo marinho são cheias de betão.
Uma estaca segura uma vedação. Noutros contexto, como campismo, as estacas realizam a mesma função ao segurarem os cabos que prendem a tenda ao solo.
Nos campos, as estacas seguram o arame farpado ou outros materiais para criar vedações e delimitar os terrenos. 2 OBJETIVO