Lecitina
A gema do ovo é rica em lecitina, uma substância de alto valor biológico necessária a todas as células do corpo. Quanto mais importante o órgão, maior a concentração de lecitina. A medula óssea, o cérebro, o fígado e o coração são especialmente ricos em lecitina. Embora seja um lipídeo, a lecitina não é utilizada como fonte de energia, embora seja responsável por atividades vitais nas membranas celulares, especialmente no tecido nervoso.
A lecitina é a designação dada a uma mistura de glicolípidos, triglicéridos e fosfolipídios (por exemplo: fosfatidilcolina, fosfatidiletanolamina e fosfatidilinositol). Contudo, em bioquímica, o termo lecitina é, usualmente, utilizado como sinónimo de fosfatidilcolina pura - um fosfolipídio que constitui o principal componente da fracção fosfatada que se obtém da gema de ovo. O intuito do estudo é mostrar como se ocorre a extração da lecitina a partir da gema de ovo .
Procedimento Experimental
Material:
* Gema de ovo * Acetona * Clorofórmio * Béquer de 100 ml * Pipetas * Filtros de papel
Procedimento:
Foi colocado em um béquer da terça parte da gema de um ovo e adicionado 15 ml de acetona misturamos com um bastão de vidro a solução por cerca de cinco minutos. O sobrenadante foi retirado deixando no béquer apenas o precipitado. A esta mistura foram adicionadas 10 ml de acetona, feito isto se misturou a solução, a mesma foi levada ao decantador e o sobrenadante foi desprezado está operação foi repetida cerca de quatro vezes ate encontrarmos uma mistura de cor esbranquiçada. A mesma foi adicionado 5 ml de acetona e feita a filtração da solução em um filtro de papel e com o auxilio do filtro de papel o precipitado foi secado , este precipitado seco foi transferido para um béquer e adicionado a ele 10 ml de clorofórmio esta mistura foi filtrada para se recolher o extrato clorofórmico que foi colocado em um tubo de ensaio o resíduos foi destinados a um béquer e a eles adicionados 5ml