Leasing
Apesar da actual situação de instabilidade sócio – política, desde a assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992, Moçambique sempre foi visto como uma das maiores histórias de sucesso em África de reconstrução pós-guerra e recuperação económica.
Após a realização de vários processos eleitorais pacíficos e legalmente reconhecidos, o país reafirmou seu compromisso do estabelecimento de uma estabilidade política à todos os níveis, desde a social, Governação democracia e reconciliação nacional.
O Governo engajou-se a cumprir uma ambiciosa agenda de reforma económica, social e política, e fez esforços para consolidar a estabilidade macro-económica, como resultado, o país experimentou um crescimento económico forte.
Esta estabilidade do período pós-guerra que se verifica em Moçambique tem contribuído bastante na expansão de negócios a nivel nacional, o que significa maior oportunidade de investimentos e desafios por parte do empresariado moçambicano.
Com a introdução de novas formas de negócios no país, a locação financeira tem sido uma das formas usadas para o financiamento da actividade empresarial, e tem servido de alternativa ao crédito a médio longo prazos.
O leasing constitui, pois, uma das formas de financiamento as pequenas e médias empresas, embora seja também usado por grandes empresas no âmbito do financiamento das suas actividades
E pois, em virtude de tal constatação, a decisão de trazer a análise os aspectos sobre o leasing na realidade moçambicana, constitui um encorajamento aos agentes económicos e demais operadores que pretendem levar a cabo os seus projectos de investimento e actividade empresarial como forma de contribuição para o desenvolvimento social – económico do país.
1.1. Delimitação do Assunto
O presente trabalho procura explicar o impacto da locação financeira no âmbito da obtenção de financiamento no exercício de uma actividade produtiva.
Do mesmo modo, elucidar o surgimento do Leasing e seu desenvolvimento