LEANDROOO

2510 palavras 11 páginas
A Importância da Leitura no Mundo Contemporâneo Margarida Soares (*) Introdução
“ ... é a respeito do outro que se inventam histórias, é pelo outro que se derramam lágrimas, é ao outro que se erigem monumentos; apenas os outros povoam os cemitérios; a memória só conhece, só preserva e reconstitui o outro; e tudo isso é feito a fim de que minha própria memória das coisas do mundo e da vida se torne, por sua vez, memória estética”. Mikhail Bakhtin
A educação de base de todos os cidadãos é um ideal que caracteriza as sociedades modernas contemporâneas. Neste sentido, a escola tem como missão fundamental contribuir para o melhoramento da sociedade através da formação de cidadãos críticos, responsáveis e sérios.
Por isso, actualmente, e de acordo com o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre
Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, tem sido sustentada a ideia da necessidade da educação escolar trabalhar, para além da dimensão do saber, as dimensões do ser, do formar-se, do transformar-se, do decidir, do intervir e do viver e conviver com os outros.
No entanto, para exercer uma cidadania activa, é indispensável o domínio da leitura, uma vez que ele é determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão e no enriquecimento cultural.
Para além disso, só através do domínio desta competência o cidadão pode ser autónomo e tomar consciência de si próprio e dos outros, de forma a poder tomar decisões face à complexidade do mundo do século XXI. De uma maneira geral, a escola básica não tem sido capaz de dotar os cidadãos das competências essenciais à sua integração e intervenção na sociedade, nem das capacidades imprescindíveis para criar respostas aos complexos desafios com que frequentemente são confrontados, já que estudos nacionais e internacionais realizados demonstram que Portugal revela níveis baixos de literacia,

Relacionados