Lean
O Sistema de Manufatura Enxuta, ou “Lean Manufacturing”, é um conjunto de atividades que tem como objetivo o aumento da capacidade de resposta às mudanças e a minimização dos desperdícios na produção, e constitui um verdadeiro empreendimento de gestão inovadora. Como empreendimento, seus princípios são: ter (e manter) os itens certos nos lugares certos, no tempo certo e na quantidade correta; criar e alimentar relações efetivas dentro da Cadeia de Valor; trabalhando a Melhoria Contínua e buscando a Qualidade Total (SCUCCUGLIA; LIMA, 2004).
Visando atender as necessidades dos clientes da forma mais eficiente possível, as empresas além de melhorarem seus processos produtivos, eliminando desperdícios e otimizando a utilização de seus recursos nas fábricas, estão buscando na Manutenção Enxuta alternativas de melhorarem seus processos administrativos (SCUCCUGLIA; LIMA, 2004).
Empresa como a Toyota utiliza o sistema de produção enxuta para completa eliminação das perdas e têm JIT e a automação como seus dois pilares de sustentação (Sistema Toyota de produção – Mais do que simplesmente just-in-time – www.scielo.br).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 MANUTENÇÃO ENXUTA
O mercado passa por transformações que formam um novo contexto dinâmico para as organizações e, em especial, na indústria brasileira. Seus produtos têm de competir em preço e qualidade com similares estrangeiros, vindos tanto de países com elevado nível de desenvolvimento tecnológico quanto de países onde os custos de fabricação estão num patamar bem mais baixo. Isso força a empresa brasileira a assimilar e desenvolver continuamente novas tecnologias e produtos visando a redução de custos, do tempo de desenvolvimento de novos produtos, das não conformidades, da manutenção e, se possível, a ampliação de mercado.
Segundo Wheelright e Clark (1992), num ambiente global, intenso e dinâmico, o desenvolvimento de novos produtos tornou-se um ponto de excelência.