Lean Startup
Índice
Índice de Ilustrações
1. PERT/CPM
A calendarização de tarefas ou actividades é um instrumento da gestão de projectos e uma das técnicas mais usadas no planeamento de actividades é o diagrama de redes PERT/CPM. Este método de representação temporal das actividades permite representar graficamente a sequência e a interdependência entre tarefas. O CPM (Critical Path Method) foi desenvolvido por DuPont e Remington da Univac Division, enquanto o PERT resulta das pesquisas levadas a cabo pela marinha Norte-Americana na construção do míssil “Polaris”. A rede com actividades nos nós (Figura 1) é a mais comummente usada sendo que os nós são actividades e os ramos indicam a sua sequência. O objectivo desta representação é a determinação do caminho crítico que indica as actividades desde o início até ao fim do projecto que não têm margem de folga, ou seja, de cuja concretização no tempo previsto depende o prazo final da empreitada.
Figura - PERT/CPM
Admita-se que um projecto começa no instante t=0. O objectivo da rede é determinar quando o projecto pode terminar (o mais cedo possível). A calendarização faz-se depois, considerando as diversas restrições (datas de início de certas tarefas, disponibilidade de recursos, precedências relativas a outros projectos e outras restrições).
2. Regras e definições de redes PERT/CPM
1.
2.
2.1. Regras
Antes de uma actividade começar, todas as actividades precedentes devem ser completadas.
Os ramos/setas do esquema denotam uma sequência lógica; o seu comprimento e a sua inclinação não possuem qualquer significado.
Na rede o tempo corre da esquerda para a direita.
2.2. Definições
Folga total: período de tempo que uma actividade pode ser atrasada sem afectar a duração total do projecto.
Folga livre: período de tempo que uma actividade pode ser atrasada sem afectar