LEAN MANUFATURING
Graciela Russi
Ítala Rodrigues dos Santos
Juliana Pereira
Maira Cristina Teleken
Tutor Externo Alexandre Gerasimenko Ribeiro de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG0475) – Seminário Interdisciplinar I
30/06/2014
RESUMO
A produção enxuta chega ao mercado pelas mãos de Eiji Toyota logo após a Segunda Guerra
Mundial, depois dele e sua família verem que não conseguiriam entrar novamente no mercado com a produção em massa iniciada por Henri Ford, que era adotada na época e necessitava de muito investimento, do qual a família Toyota não possuía. Eiji Toyota se viu em um meio complicado onde teria que produzir cada vez mais com menos. Conseguimos visualizar os métodos adotados na
Produção Enxuta e suas vantagens, onde só se produz conforme a necessidade, sem fazer estoques e sem ter que controlar o mesmo. Vemos os sistemas que compõe a Lean Manufacturing, não só na linha de automóveis mas, também em muitas linhas de produção, como: têxtil, eletrônica, elétrica, etc. Hoje basicamente todas as linhas e tipos de produção utilizam a Lean Manufacturing, para assim evitar custos excessivos com estoques e desperdícios de peças e espaço.
Palavras-chave: Lean Manufacturing, Produção Enxuta, Kaizen, Eiji Toyota.
1 INTRODUÇÃO
Até chegarmos a Produção Enxuta, a produção teve um longo caminho a percorrer, que vem desde a manufatura dos tempos anteriores a Primeira Revolução industrial, passando pela primeira guerra mundial, para enfim chegar após a Segunda Guerra mundial com o engenheiro Eiji Toyota buscando uma forma de produzir mais com menos, depois de ter pouco capital para se inserir novamente no mercado, desta vez querendo se instalar no ramo automobilístico.
Eiji Toyota implanta a Lean Manufacturing, ou Produção Enxuta, juntamente com o sistema
Just In Time e o Kanban, e os seus aprimoramentos com os 5 “S’s” e o Kaizen, com a filosofia de que tudo pode-se fazer melhor do que já é.
2
Hoje, basicamente todas as