Lean Manufacturing
RL&Associados.
O que é o Lean Manufacturing?
É a expressão americana para “Sistema Toyota de produção” ou manufatura enxuta. Como esse sistema funciona?
A manufatura enxuta funciona tornando a produção mais eficiente e reduzindo os desperdícios e os custos.
Pela regra geral, o preço de um produto pode ser dado pela expressão “Preço = Custo + Lucro”. Sendo assim, o preço quem determina é o mercado. O lucro deve manterse praticamente fixo pois a empresa não abrirá mão dele. Logo, o que sobra para ser alterado e tornar o preço do produto mais competitivo é o custo, que é onde esse sistema de produção atua. E como se pode reduzir o custo de produção?
Diminuise o custo diminuindo os desperdícios ao longo do processo e diminuindo o tempo de produção que não agrega valor (tudo que transforma a matéria prima agrega valor) ao produto final. Esses desperdícios podem ser: excesso de produção, super processamento, estoque, defeito, espera, movimento excessivo, transporte e criatividade inaproveitada.
Essa diminuição de desperdícios segue a estrutura a seguir:
E qual o papel de cada pilar na estrutura?
Primeiramente, a base do sistema é a estabilidade. Estabilizase a produção a partir do 5S (organização da fabrica), heijunka (nivelamento da produção), padronização, kaizen (melhora contínua), gerenciamento da mudança e a gestão à vista.
Depois, o Just in time que aplicase por meio dos conceitos: VSM (mapeamento do fluxo de valor), takt time
(tempo do cliente), aliminação de desperdícios, kanban (controle logístico da produção), SMED (minimizar o tempo de manutenção de equipamentos), TMP (manutenção produtiva total).
E por último o Jidoka