Lean manufacturing
MBA em Gestão de Manufatura e Manutenção
AROLDO AGOSTINHO
CARLOS EDUARDO PIERRI
FABRICIO PANZARIN
MARCELO BOSCHINI
LEAN MANUFACTURING
CAMPINAS
2010
AROLDO AGOSTINHO
CARLOS EDUARDO PIERRI
FABRICIO PANZARIN
MARCELO BOSCHINI
LEAN MANUFACTURING
Trabalho de Avaliação para conclusão da Matéria Manutenção para a Excelência da Manufatura do curso MBA em Gestão de Manufatura e Manutenção da Universidade Salesiana de Campinas.
Prof. Mauricio Marsarioli
UNISAL - CAMPINAS
2010
UNIVERSIDADE SALESIANA DE CAMPINAS
MBA em Gestão de Manufatura e Manutenção
Dificuldades reais podem ser resolvidas; apenas as imaginárias são insuperáveis.
Theodore N. Vail. RESUMO
Lean manufacturing, traduzível como manufatura enxuta ou manufatura esbelta, é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "lean" incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção "pull" (no sentido de kanban) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke).
Um aspecto crucial é que a maioria dos custos são calculados na fase de projeto de um produto. Um engenheiro especificará materiais e processos conhecidos e custos às custas de outros processos baratos e eficientes. Isto reduz os riscos do projeto. As empresas que seguem essa metodologia desenvolvem e reencaminham folhas de verificação para validar o projeto do produto.
Os pontos-chave do lean manufacturing são:
• Qualidade total imediata - ir em busca do "zero defeito", e detecção e solução dos problemas em sua origem.
• Minimização do desperdício - eliminação de todas as atividades que não têm valor agregado e redes de segurança, otimização do uso dos recursos escassos (capital, pessoas e espaço).
• Melhoria