Lean APRESENTA O
Produção Lean
Guia do
Empresário
por
Centro
Tecnológico do Calçado de Portugal
Indice
2
#8 Produção Lean Guia do Empresário . CTCP
Introdução
04
Porquê implementar Lean nas empresas?
10
Os conceitos de valor e desperdício no Lean
12
Mapeamento da Cadeia de Valor (VSM)
18
As ferramentas Lean
22
Equipas Lean (pessoas)
36
Implementação do Lean nas empresas
40
Lean e sua aplicação ao sector do calçado
44
Conclusões
46
Bibliografia
47
#8 Produção Lean Guia do Empresário . CTCP
3
© swisshippo - Fotolia
Introdução
O Lean é uma abordagem inovadora às práticas de gestão, orientando a sua acção para a eliminação contínua dos desperdícios (actividades que não acrescentam valor) através de ferramentas e princípios orientadores simples e práticos. Procurando a perfeição dos processos, baseia-se numa atitude de permanente melhoria contínua, e fazendo do tempo a sua arma competitiva, incide na criação de fluxo nas operações alcançando assim a redução de custos, qualidade e a eficiência.
Este manual pretende resumir um conjunto de boas práticas industriais que motive as organizações para a implementação do lean, apresentando-o como uma metodologia prática, inovadora e com ganhos para as empresas que o implementam.
A introdução da linha de produção veio eliminar a maioria dessas perdas e criar um ritmo de produção. Com o paradigma de Taylor e o conceito de linha de Henry
Ford, a indústria automóvel foi-se tornando mais eficiente, mas nesta fase ainda muito pouco flexível.
É célebre a frase de Ford, quando dizia que produzia automóveis de todas as cores desde que fossem pretos. Mas foi sem dúvida na Toyota que esta filosofia se revelou e comprovou todas suas mais-valias, e onde adquiriu a flexibilidade e rapidez que até então não a caracterizavam.
No Japão do pós-guerra havia uma escassez de recursos e a indústria nipónica teve de se adaptar a fazer muito com poucos recursos. a. A evolução do Lean
Fazer muito com pouco tornou-se um háAs raízes