LEA Inglaterra
2.1. Estrutura Política
2.1.1. Regime e forma de Estado
Monarquia constitucional, sem a existência de uma constituição codificada, na forma de um Estado unitário, tendo em Londres a sua capital.
2.1.2. Forma e regime de governo
Democracia Parlamentar, possuindo um sistema de governo unitário, centralizado. No entanto, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte possuem governos descentralizados responsáveis por determinados temas locais1.
2.1.3. Organização político-administrativa
O Reino Unido é composto pela Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Por contar com uma constituição não codificada, baseada na tradição, cada um desses possui uma divisão administrativa própria e distinta.
2.2. Poderes
O sistema político é chefiado pela Monarca, atualmente a Rainha Elizabeth II. O seu papel principal deita sobre a Chefia do Estado, enquanto a Chefia de Governo é delegada ao Primeiro Ministro, porém o seus poderes na política são, em sua maioria, cerimoniais. A organização política é baseada no Sistema de Westminster.
2.2.1. Poder Executivo O Governo do Reino Unido é oficialmente tratado por Governo de Sua Majestade. O Primeiro Ministro é o Chefe de Governo, governando em nome do Monarca e com seu consentimento – o Monarca escolhe um membro do partido que conseguir maioria parlamentar nas eleições, sendo este membro, costumeiramente, uma indicação do próprio partido.
O mandato do Primeiro Ministro é limitado apenas pela vontade da Monarca, mas costumeiramente duram um período igual as eleições gerais, cinco anos. Este período poderá ser encurtado caso o Parlamento pressione a Monarca. O papel do Primeiro Ministro trata-se de elencar os ministros – atualmente 1222 – que vão comandar os ministérios, departamentos e o Cabinet3, mas o poder que lhe é concedido lhe garante uma atuação mais incisiva na formação das políticas internas e externas.
2.2.2. Poder Legislativo
O órgão responsável pelo legislativo