Le corbusier
Le Corbusier (1887 – 1965)
Charles- Edouard Jeanneret, conhecido por Le Corbusier, nasceu a 6 de Outubro de 1887 em La Chaux- de-Fonds, Suíça, mas viveu a maior parte da sua vida na França.
A liberdade oferecida pelo sistema construtivo do concreto armado, que liberta as paredes de qualquer função estrutural, permitiu a composição dos espaços, volumes e fachadas como uma pintura cubista. Afinal Le Corbusier iniciou sua carreira como pintor.
Arquitetura e urbanismo se integram em sua visão. O problema fundamental é a inserção do espaço edificado no espaço da natureza. Seus edifícios integram-se à paisagem urbana.
Constituiu um marco importante no desenvolvimento da arquitectura moderna. Com a publicação de «Vers une Architecture» (1923) ele adotou o nome Le
Corbusier, e dedicou todo o seu talento e energia à criação da uma nova e radical forma de expressão arquitetônica. Em 27 de Agosto de 1965 morreu afogado no
Mediterrâneo.
Foi um dos principais arquitetos do movimento moderno, defendendo o uso de materiais simples e do ‘standard’ (formato padrão) nos projetos arquitetônicos. Sua produção foi diferenciada em função da linguagem que adotou para projetar, introduzindo outro olhar na habitação e despertando o prazer de desfrutar do espaço arquitetônico.
Sua preocupação não era com o uso e sim com o aproveitamento do espaço produzido.
Le Corbusier
Em seu livro Vers une Architeture (Em Direção a uma Arquitetura),
Le Corbusier anucia os 5 pontos da nova Arquitetura.
•As colunas livres (pilotis): criando espaços abertos sob o edifício;
•Planta livre, a partir da liberalização das paredes internas e externas da estrutura;
•Os vãos de janelas, consequência alvenaria da fachada;
da liberação estrutural da
•A composição livre da fachada, consequência da estrutura em esqueleto. •Teto jardim, solução construtiva que abre uma nova dimensão para o edifício.
VILA SAVOYE
LE CORBUSIER NO
BRASIL