Le corbusier - unidade de habitação (marselha)
Unités d'Habitation
Marselha
(1947 a 1953)
Charles-Edouard Jeanneret-Gris
(1887 – 1965)
* Arquiteto, urbanista e pintor francês de origem suíça. * Nasceu na cidade de La Chaux-de-Fonds, 6 de Outubro de 1887. * Estudou Artes e Ofícios na sua cidade natal, e aos 29 anos viaja para França onde vai estagiar no estúdio parisiense de August Perret, adotando seu pseudônimo (uma derivação do sobrenome de sua avó). * Criador da Unité d'Habitation, conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 1920. * Curiosidade: defendia que, "por lei, todos os edifícios deveriam ser brancos".
* Projetou a sua primeira casa com dezoito anos, em 1905, na sua cidade natal. * Com apenas 18 anos, pediram-lhe que construísse uma casa para um membro do comitê da direção da Escola de Arte. * Le Corbusier desenhou a primeira cidade planejada da Índia – Chandigarh. * Em 27 de Agosto de 1965, Le Corbusier decidiu fazer um mergulho, contra as ordens de seu médico, no Mar Mediterrâneo, na costa de sua amada casa no sul da França. Seu corpo foi encontrado por banhistas.
“A arquitetura é o jogo magistral, correto e magnífico das massas reunidas na luz.” - Le Corbusier, Por uma Arquitetura, 1923.
Unités d'Habitation - Marseille
(Unidade de Habitação - Marselha)
* As Unités d'Habitation são grandes edifícios modulares projetados pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier após a II Guerra Mundial, originados de um programa de reconstrução do governo francês.
* A primeira unidade implantada, e a mais famosa delas, foi a da cidade de Marselha, elaborado entre 1947 e 1953.
* O projeto também ficou conhecido pelo termo Cité radieuse (cidade radiosa), visto que procurava recuperar em um edifício monumental a dinâmica da vida urbana.
O termo significa literalmente unidade de habitação, mas o projeto é reconhecido internacionalmente pelo termo em francês. O conceito de unidade de habitação foi adaptado posteriormente