ldkasjfisdbdsc

587 palavras 3 páginas
escola técnica estadual frederico guilherme schmidt escola técnica industrial

HISTÓRIA
PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

EDUARDO ALGAYER FLECK

SÃO LEOPOLDO

2013
Por que podemos afirmar que as sociedades indígenas eram, do modo geral, “igualitárias” quando os portugueses chegaram ao território hoje conhecido como Brasil?
A base material sobre a qual se apoiavam as sociedades indígenas em geral, antes da chegada dos portugueses, era a apropriação coletiva da natureza. A terra, a floresta, a água, os animais pertenciam a todos, não existindo a figura da propriedade privada da terra ou de qualquer outro recurso natural.
A ausência de propriedade privada, aliada à inexistência de um poder político forte e centralizado, imprimiu às comunidades indígenas um caráter altamente igualitário, Ou seja, de modo geral, não existiam privilégios, nem divisão de classes, nem desigualdades sociais.

Nas sociedades indígenas do século XVI havia uma divisão de trabalho muito clara. De que modo era realizada essa divisão e quais eram suas características?
Os adultos participavam de toda a vida da aldeia e se responsabilizavam pelas tarefas do cotidiano. A divisão do trabalho era feita de acordo com o sexo e a idade. Geralmente, atividades como derrubar árvores, caçar, pescar, preparar a terra para o plantio, construir malocas, armas e canoas ficavam a cargo dos homens.
Além de cozinhar, as mulheres cuidavam das crianças, da coleta de frutos, da plantação, da colheita e da fabricação de utensílios domésticos.

Quais eram as fontes de alimentação mais importantes das sociedades indígenas to atual território brasileiro no século XVI?
A alimentação variava conforme a região habitada pelo grupo. Os que viviam junto aos rios e ao mar tinham na pesca um de seus principais meios de subsistência. Aqueles instalados no meio da floresta praticavam mais a caça.
Alguns povos das planícies dedicavam-se também à

Relacionados