Ldb art. 208
A linguagem administrativa do mundo globalizado gira em torno da produtividade que leva à obtenção do lucro. Nesse caso, pode-se dizer que administração é a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados. É o conjunto de normas e princípios organizados de forma a produzir lucro. A administração empresarial tem como finalidade última, o retorno financeiro.
A administração educacional, diz respeito à organização de todas as atividades desenvolvidas na escola, desde as tarefas mais simples às mais complexas é um conjunto de normas organizadas de forma a garantir um bom funcionamento da instituição, quanto aos aspectos políticos, administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e pedagógicos, sendo que essa organização visa atingir metas e objetivos traçados para a educação.
Na perspectiva dos grupos sociais, a educação é o desenvolvimento de potencialidades e apropriação do saber social (conjunto de conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que são produzidos pelas classes, em uma situação histórica dada de relação para dar conta de seus interesses e necessidades). Os grupos sociais buscam na educação, conhecimentos e habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade. Envolve a capacidade de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais.
A gestão democrática tem sido defendida, porque oferece a possibilidade de melhoria na qualidade pedagógica no processo educacional das escolas, na construção de um currículo pautado na realidade local e numa maior integração entre os agentes envolvidos na escola como, diretor, professores, estudantes, coordenadores, técnico-administrativos e outros. Dessa forma, torna-se viável o diálogo a cerca das questões relativas aos projetos, metas e objetivos educacionais estabelecidos pela escola.
As modalidades de escolha dos dirigentes escolares são: diretor livremente indicado pelos poderes públicos, diretor de