Ldb 9394/96
Escarlet Taís Dutra Santana
Petróleo
O petróleo assim que é retirado do solo, quase não tem nenhuma utilização, mas depois de passar por diversos tratamentos químicos e físicos, torna-se de grande utilidade, como combustíveis: gasolina, óleo diesel, gás de cozinha, querosene; lubrificantes: óleos e graxas; matéria-prima: de antissépticos, fertizantes, detergentes, ceras, uma série de produtos como o plástico.
Após eliminar as impurezas sólidas e a água, o petróleo passa pela sua primeira refinação, denominada destilação primária ou atmosférica.
Alquilação A é a reação de um isoalcano, ou seja, um alcano com um grupo metil no segundo átomo de C com um alceno (olefina) na presença de catalisadores. O processo forma uma gasolina com alta octanagem.
Desde o querosene como combustível de lamparina, passando por medicamentos, asfalto, fontes de energia para a indústria até a gasolina, "antes um subproduto jogado nos rios", mostra como o petróleo está entranhado na vida de todos nós, tornando possível o nosso local de moradia, nosso modo de vida e meio de transporte nos deslocamentos. Apesar de ser considerado uma condição para o modo de vida atual, não deixa de contar como a "sociedade foi sendo convencida" aos poucos da sua vital importância.
O petróleo ganha um papel fundamental nos problemas ambientais, em especiais relacionados às consequências da combustão do hidrocarboneto: fuligem e poluição atmosférica, chuva ácida, aquecimento do globo e a deterioração da camada de ozônio. Com a possibilidade da entrada de novos atores em cena, que possam minimizar esses problemas, a estrela-petróleo poderá ganhar um papel coadjuvante no futuro.
Ao tornar-se a principal fonte de energia para o processo de industrialização, transforma-se também em mercadoria, gradativamente mais valiosa com aprimoramento das técnicas de extração e novos usos de seus derivados, o poder entre grandes empresários, industriais, cientistas e governantes que envolveram a primeira e