LCD (DISPLAY DE CRISTAL LÍQUIDO)
LCD é um painel fino usado para exibir informações por via eletrônica. É usado em monitores de computadores, televisões, MP3, DVDs, relógios, calculadoras, etc.
Como funciona:
Uma tela de LCD é feita a partir do conceito de cristal líquido nemáticos, desenvolvido primeiramente em meados de 1888.
Ao criarmos uma tela de LCD, dois pedaços de vidro polarizado são utilizados, um com um filtro fino de cristais líquidos nemáticos. O vidro é então ligado a dois eletrodos que podem fornecer cargas elétricas. Ao executar cargas controladas através do vidro, o cristal líquido nemático irá torcer e destorcer, permitindo que apenas as áreas de luz elétrica requerida para percorrer.
(1) – Filme polarizador na vertical
(2) – Substrato de vidro com eletrodo ITO (óxido da lata do índio)
(3) – Cristal líquido
(4) – Substrato de vidro de eletrodo ITO com traçados horizontais para se alinhar com polarizador horizontal.
(5) – Filme polarizador na horizontal
(6) – Espelho para tornar um painel refletivo
Cada pixel de um LCD em geral é constituído de uma camada de moléculas alinhadas a eletrodos transparentes, das quais são feitos de um condutor transparente chamado Indium Tin Oxide (ITO - Óxido de estanho índio). E também constituído de dois filtros polarizadores. Geralmente seus eixos de transmissão são posicionados perpendicularmente uns aos outros. A superfície dos eletrodos fica em contato com o material de cristal líquido. É feito um tratamento para que as moléculas de cristal líquido fiquem em uma determinada direção. Para isso é esfregado uma fina camada de polímero em apenas uma direção, fazendo com que o alinhamento do cristal liquido seja definida pela direção do atrito.
O que é Cristal Líquido:
Os cristais líquidos são uma etapa intermediária de fusão entre um estado sólido e estado líquido. O cristal líquido foi descoberto em 1888 por Freidrich Reinitzer quando ele conduzia um experimento com uma substancia