lazer
É uma prova de velocidade cujo objetivo é coordenar com máximo de rapidez a corrida e a transposição das barreiras. Realizada em raias individuais, são colocadas igualmente 10 barreiras. Disputada por homens e mulheres;
Homens-Adulto-Juvenil-Menores 110 e 400m
Mulheres-Adulto-Juvenil-Menores 100 e 400m
As barreiras tem duas alturas, homens 1,7 cm e mulheres 84 cm de altura, nas corridas de 100 e 110m. Nas provas de 400m a altura da barreira e de 90 cm para homens e 76 cm para mulheres.
Para homens nas provas 110m a primeira barreira fica a 13.72m da linha de início e as próximas 9 tem a distância 9.14m uma das outras. A última barreira fica a 14,2m da linha de chegada.
Para mulheres nas provas 100m a primeira barreira fica a 13m da linha de início e as próximas 9 tem a distância 8.5m uma das outras. A última barreira fica a 10,5m da linha de chegada.
Nas provas de 400m não tem diferença entre as distância entre homem e mulher.
Os atletas não podem ocupar a outra raia durante a prova, o que não conseguir durante prova executar o salto sobre cada barreira resultara em desqualificação.
O atleta não pode passar por baixo da barreira nem ao lado durante a prova, não pode passar o pé ou perna ao lado no momento da passagem, em ambos os lados.
Durante a prova sem que gere punição ou desqualificação as barreiras podem ser derrubadas.
Mas se o atleta derrubar consequentemente as barreiras o Arbitro Geral poderá desqualificar o mesmo.
Na corrida com barreiras há dois elementos fundamentais, a velocidade entre as barreiras, e a transposição da barreira que se pode dividir em três fases (chamada, transposição e receção).
No que respeita à velocidade, o barreirista deve concentrar-se em atacar a primeira barreira de forma veloz e efetiva, e tentar manter um ritmo elevado entre as barreiras, dando as três passadas entre as mesmas o mais rapidamente possível.
Na que respeita à transposição das barreiras, o atleta deve se concentrar em