Layouts e formatação
Então vou tentar colocar de forma simples para que um maior número de pessoas possa entender. Nas idades entre 9 e 13/14 anos (dependendo da condição natural da criança), é o período etário em que é possível o maior desenvolvimento motor geral (como uma janela aberta através da qual passa 100% de luz para preencher o ambiente). Passada esta fase é como se uma janela se fechasse e a luz apenas passaria pelas frestas da veneziana. Então, comparando uma situação com a outra, fica claro e evidente que se deve oferecer estímulos motores variados e em quantidade elevada quando a janela estiver aberta. O que fara um atleta ter ótimo desempenho esportivo no futuro é justamente esse “alicerce motor” construído nessas idades, associado à parte técnica básica do esporte escolhido.
Dessa forma pretende-se que não ocorram “falhas técnicas” no futuro, sendo possível elogiar o desempenho esportivo com a expressão “esse atleta é muito técnico”. Se o processo não for conduzido desta forma, que fique bem claro que isto é referente aos dias de hoje pois o do passado serve-nos apenas com referência, teremos formado atletas tecnicamente mais fracos pois o 100% de seu potencial não foi aproveitado.
Agora, juntemos estes fatos à questão da defesa por zona. Querem defesa mais prejudicial ao desenvolvimento motor geral (chamado de treinamento multifuncional) e técnico do basquete (esportivo) que a defesa por zona? Não existe. Somente ela mesma para prejudicar tanto os jovens atletas.
Vamos eleger alguns pontos desse aspecto:
• É limitante do movimento individual em relação ao espaço que a quadra oferece;
• Não proporciona deslocamentos constantes e variados tanto de defesas quanto de ataque como é a própria natureza do basquete;
• Desestimula o ímpeto e a criatividade dos atacantes que encontram dificuldades para executarem