Layout
ADELIAN, ADEMILSON, AMANDA, EDWIRGES, FRANCIELLE, JEAN, NATACHE, SABRINA.
LAYOUTS: TIPOS, IMPORTÂNCIA E EXEMPLOS DE APLICAÇÕES.
GUAIANAZES / 2013.
ADELIAN, ADEMILSON, AMANDA, EDWIRGES, FRANCIELLE, JEAN, NATACHE, SABRINA. Nº 01, 02, 04, 31, 32, 16, 34, 32.
LAYOUTS: TIPOS, IMPORTÂNCIA E EXEMPLOS DE APLICAÇÕES.
Trabalho destinado à disciplina de Planejamento dos Recursos e Processos Produtivo.
Professor: David Jr.
GUAIANAZES / 2013.
1. Introdução
Para definir o arranjo mais adequado de homens, equipamentos e materiais sobre uma determinada área física, dispondo esses elementos de forma a minimizar os transportes, eliminar os pontos críticos da produção e suprimir as demoras desnecessárias entre várias atividades.
Entra-se assim, na fase de elaboração do layout ou arranjo físico das instalações da empresa. Nesta fase, estabelece-se a posição relativa entre as diversas áreas. Os modelos de fluxo e as inter-relações entre as diversas áreas são visualizadas, tendo-se a noção clara do fluxo industrial, desde a entrada das matérias-primas até a saída do produto. Depois, defini-se claramente a localização de cada máquina, posto de trabalho. Dito de uma forma simples, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção.
O arranjo físico é, portanto, uma das etapas finais, e só pode ser elaborado depois de definida uma série de itens como o volume de produção, seleção do equipamento produtivo. O principal campo do arranjo físico é internamente a empresa, definindo e integrando os elementos produtivos. Não é somente uma disposição racional das máquinas, mas também, o estudo das condições humanas de trabalho (iluminação, ventilação, etc.), de corredores eficientes, de como evitar controles desnecessários de armários e bancadas ao lado das máquinas, de qual meio de transporte vai ser