layout
- Elaboração
- Aplicação
- Avaliação
- Vantagens
- Desvantagens
O que é o Layout? No âmbito empresarial, o layout pode ser sinônimo de "arranjo físico", ou seja, o modo como estão organizados os equipamentos, máquinas, ferramentas, produtos finalizados e mão de obra dentro da empresa. Um bom layout pode ter um efeito na produtividade da empresa, podendo também reduzir os custos (por significar menos desperdícios) e perda de tempo.
Elaboração
Etapas para a Elaboração do Layout - Determinar a quantidade a produzir
- Planejar o todo e depois as partes.
- Planejar o ideal e depois o prático.
- Seguir a seqüência: local → layout global → layout detalhado → implantar e reformular sempre que necessário (até onde for possível).
- Calcular o número de máquinas.
- Selecionar o tipo de layout e elaborar o layout considerando o processo e as máquinas.
- Planejar o edifício.
- Desenvolver instrumentos que permitam a clara visualização do layout.
- Utilizar a experiência de todos.
- Verificar o layout e avaliar a solução.
- “Vender” o layout
- Implantar.
Elaboração Devem ser estabelecidos os centros produtivos, de maneira a minimizar os custos de transportes de materiais, e devem ser alocados os demais centros da administração industrial (controle de qualidade, manutenção, almoxarifado, recebimento de materiais, expedição, etc.). As áreas alocadas para cada setor devem ser funções da quantidade de equipamentos (para os processos industriais), e para os demais setores devem ser consideradas as normas e exigências existentes com relação ao espaço mínimo por pessoa e à quantidade de instalações para a higiene pessoal, de acordo com a quantidade de funcionários. Não podem ser esquecidos corredores para o deslocamento de meios de transporte e também as áreas para o recebimento e expedição de materiais e de produtos em função do