lavra
Desmonte manual: A lavra manual de bancos é muito rara, ela é aplicável apenas em pequenas ocorrências ou, ocasionalmente em alguns trechos, onde seja necessária grande seletividade do material. Pois há falta de capital, baixos salários, mão de obra abundante, ordem social. E ainda a altura e largura dos bancos são limitadas pelo tipo de desmonte, tal desmonte é procedido com picaretas, enxadões, alavancas ou explosivos.
Desmonte hidráulico: Usado para massas minerais incoerentes. O desmonte direto consiste em atacar diretamente a frente de modo a individualizar o minério, necessita de grandes volumes de água, declividade para escoamento do material. Os equipamentos hidráulicos de desmonte são constituídos por uma lança ou canhão orientado, de largo diâmetro, que projeta um jacto de água sobre o maciço rochoso. • Esquema operacional: 1. Projeção do jacto sobre o pé do talude de modo a criar uma sobre escavação do mesmo até que se origine a queda do talude; 2. O material desmontado é submetido à ação do jacto de modo a promover a sua desagregação e escoamento ao longo do canal de transporte; 3. Uma vez limpa a frente, o equipamento é aproximado da nova frente de trabalho, repetindo-se o ciclo.
Desmonte mecânico: Os métodos mecânicos podem ser executados com o desmonte por raspadores de cabos, escavadeiras de arrasto, dragas de alcatruzes, dragas de concha ou dragas de sucção.
Limitado à remoção do solo vegetal, cobertura de rochas moles e de dureza intermediária principalmente se bastante intemperadas ou fraturadas.
• Auxiliada por ripagem ou por explosivos.
• Características do Material Desmontado
– Empolamento
– Ângulo de repouso
• INTERMITENTE
Equipamentos cíclicos: são intermitentes, de concha simples (únicas) e realiza a escavação segundo um ciclo bem definido. Nesta categoria se encontram: draglines, shovels, pás carregadeiras, scrapers, tratores de lâmina