Lavra de areia
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS DE LAVRA.
Quando se trata de um empreendimento mineral, a seleção do método de lavra é um dos principais elementos a serem analisados, pois a decisão a ser tomada implicará no sucesso ou fracasso de um projeto mineiro. De acordo com Macêdo et al (2001) o método de lavra é um dos principais elementos em qualquer análise econômica de uma mina, e a escolha do método permite o desenvolvimento da operação. Em uma etapa de maior detalhe, pode constituir-se como fator preponderante para uma resposta positiva ao projeto, uma vez que, a seleção imprópria tem efeitos negativos na viabilidade da mina.
A lavra de minas é definida legalmente no artigo 36 do regulamento do Código de Mineração como: o conjunto de operações coordenadas objetivando o aproveitamento industrial da jazida, desde a extração de substâncias minerais úteis que contiver, até o beneficiamento das mesmas (HERRMANN et al, 2010). Já Beall (1973 apud GIRODO, 2005) define lavra como sendo o ato, o processo ou o trabalho de se extrair minérios ou minerais industriais de seu ambiente natural e transportá-lo até o ponto de seu tratamento ou uso.
A lavra da areia será realizada a céu aberto, sendo o minério retirado em tiras horizontais, no sentido longitudinal do corpo, com uma largura que permita a operação das máquinas pesadas de desmonte no seu interior. Este método de lavra apresentará a vantagem de se obter uma melhor informação sobre o comportamento do minério ao longo do depósito. A frente de lavra avançará acompanhando a topografia local, visto que as jazidas de areia nesta região apresenta profundidade que varia de 2,0 m a 3,2 m e preferencialmente de S para N. A lavra deixará a área com uma inclinação menor que 5% (área de manobras das caçambas e das máquinas), diminuindo os efeitos erosivos e favorecendo a infiltração das águas pluviais no subsolo.
Este avanço ordenado, no sentido longitudinal do corpo,