lavapés
Jesus lava os pés dos discípulos
Introdução
ABLUÇÕES- PURIFICAÇÃO PELA LAVAGEM
As condições de viagem e a natureza do calçado explicam as muitas alusões que se fazem ao lavamento dos pés. Tinha isso um alto lugar entre as regras da hospitalidade. Quando um hospede se apresentava a porta duma tenda ou duma casa, oferecia-lhe água para lavar os pés.
Temos alguns exemplos no antigo testamento:
Geneses 18.4- Abraão está sentado a entrada da tenda, no maior calor do dia.Aparecem três anjos, Abraão oferece água para lavagem dos pés.
Geneses 19.2- Ló sobrinho de Abraão está em Sodoma quando recebe a visita de dois anjos. Ló também oferece agua para lavagem dos pés e pede para eles pernoitarem em sua casa.
Geneses 24.32- Labão irmão de Raquel, interesseiro porque viu Raquel ganhar vários presentes oferece água para Eliezer e os homens que com ele estava para lavagem dos pés.
Isso é regra de hospitalidade que se praticava pelos homens do antigo testamento. Agora se o hospedeiro desejava mostrar particular respeito ao seu hospede, querendo exprimir a sua própria humildade comparando-se com a pessoa recebida, ele próprio executava aquele ato de lavar os pés.
Alguns exemplos:
1º Samuel 25.41- Abigail tinha a tarefa de lavar os pés das pessoas. Era seus dever como criada. Davi porém a toma pôr mulher.
Lucas 7.38- Jesus está na casa de um fariseu chamado Simão. Ao chegar Simão não usa as regras de hospitalidade para com Jesus. Porem entra uma mulher na casa detrás de Jesus chora em seus pés de lavando e beijando com suas lagrimas e enxuga com seus cabelos, também ungia os pés de Jesus. O fariseu não gostou de ver aquela cena e reprovou Jesus.Jesus então diz: Simao: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com