Lavanderia hospitalar
O termo lavagem a seco estabeleceu-se devido a não utilização de água na lavagem de roupas, contudo não se pode afirmar que a lavagem não envolve algum tipo de líquido. Mesmo recebendo esta denominação, uma lavagem a seco deixa a roupa úmida. O diferencial é que esta roupa é imersa em outro componente, produto o qual será responsável pela retirada das manchas, como citado pelos entrevistados, e esses podem variar de acordo com a lavanderia.
Um dos pontos positivos é o fato de manter a durabilidade da peça de roupa de cinco a oito vezes mais comparando a uma lavagem úmida, uma vez que não provoca desgaste nas fibras do tecido e não provoca o desbotamento das cores vivas, principalmente, quando bem manuseado.
2 - Apenas 40% das lavanderias apresentaram informações a respeito dos produtos utilizados na lavagem úmida. Dentre estes apenas 30% delas apresentam produtos ecologicamente corretos, sendo biodegradáveis ao meio ambiente. Através dos dados foi possível notar que apenas 10% tratam a água antes de ser evacuada na rede de esgoto. E apenas 30% utilizam sabão biodegradável. Nessa perspectiva, constatou-se que algumas empresas não se atualizam em novidades relacionas à área do desenvolvimento sustentável, não tomando dimensão da situação em que se encontra o nosso planeta.
3 - O presente trabalho tem como objetivo analisar o gerenciamento de resíduos gerados em 12 lavanderias da cidade de Ponta Grossa, no mês de novembro do