Laudo técnico medição de resistência
DE MALHA DE ATERRAMENTO
1. INTERESSADO: __________________________________
2. OBRA: ____________________________________
3. TIPO DA EDIFICAÇÃO: ___________________________
4. ENDEREÇO: ____________________________________
5. NORMAS
NBR - 5410/2005: Instalações Elétricas de Baixa-Tensão.
NBR – 5419/ 2005: SPDA Sistema de Proteção contra descargas Atmosférica. NBR – 15749/2009: Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície do solo em sistemas de aterramento.
6. INTRODUÇÃO
6.1. Aterramento
Em termos de segurança, deve ser aterrada toda a parte metálica que possa eventualmente ter contato com partes energizadas. Assim, um contato acidental de uma parte energizada com a massa metálica aterrada estabelecerá um curto-circuito, provocando a atuação da proteção e interrompendo a ligação do circuito energizado com a massa.
Portanto, a partir do sistema de aterramento, deve-se providenciar uma sólida ligação às partes metálicas dos equipamentos. Por exemplo, em múltiplas residências, devem ser aterrados os seguintes equipamentos: condicionador de ar, chuveiros elétricos, fogões, quadros de medição, quadros de distribuição, lavadoras, secadoras de roupa, torneiras elétrica, lava-louças, refrigeradores, freezer, fornos elétrico, tubulações metálicas,
Tubulações de cobre dos aquecedores, cercas metálicas, postes metálicos, projetores luminosos e os equipamentos eletrônicos sensíveis.
6.2. Objetivos das Malhas de Aterramento
- Obter uma resistência de aterramento a mais baixa possível, para correntes de falta à terra; - Manter os potenciais produzidos pelas correntes de falta dentro de limites de segurança de modo a não causar fibrilação do coração humano, ou seja, proporcionar segurança ao pessoal, evitando potenciais de toque, passo e transferência perigosos;
- Fazer que equipamentos de proteção sejam