LAUDO PSICOSOMATICO

1059 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

É uma preocupação fundamental de a psicopatologia descrever os modos de vivência e de comportamentos humanos, apresentar os fenómenos anormais e definir a doença como doutrina contida nos próprios sintomas. Assim, trata-se de dar conta, não tanto dos sintomas das grandes patologias (como por exemplo, a neurose), mas em sua função, das expressões da personalidade não doente no seu extenso âmbito de atuação: consciência, orientação, temporalidade, memória e recordação nas suas diferentes dimensões, fundamentos e determinantes do pensamento, linguagem, discurso, inteligência, afetividade e percepção, agressão, obsessões, fobias, atos impulsivos, instinto e sexualidade.
A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica endógena, que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. A pessoa pode ficar fechada em si mesma, com o olhar perdido, indiferente a tudo o que se passa ao redor ou, os exemplos mais clássicos, ter alucinações e delírios. Ela ouve vozes que ninguém mais escuta e imagina estar sendo vítima de um complô diabólico tramado com o firme propósito de destruí-la. Não há argumento nem bom senso que a convença do contrário.
Antigamente, esses indivíduos eram colocados em sanatórios para loucos, porque pouco se sabia a respeito da doença. No entanto, nas últimas décadas, houve grande avanço no estudo e tratamento da esquizofrenia que, quanto mais precocemente for tratada, menos dano trará aos doentes.
Pessoas com este transtorno podem ouvir vozes que outras pessoas não escutam. Elas podem ter a crença de que outras pessoas podem ler sua mente, controlam seus pensamentos ou conspiram para feri-las. Isto pode aterrorizar a pessoa com a doença se isole ou fique extremamente agitada.
O tratamento ajuda a aliviar os sintomas, mas as maiorias dos portadores terão que lidar com os sintomas pelo resto da vida. Entretanto, muitas pessoas com esquizofrenia conseguem viver uma vida gratificante e com sentido dentro da comunidade. Pesquisadores estão

Relacionados

  • Saude mental
    43914 palavras | 176 páginas
  • Dicionario ingles espanhol
    58087 palavras | 233 páginas