laudo psicologico
Atividade Avaliativa para a disciplina Psicologia Hospitalar O Papel do Psicólogo Hospitalar
De acordo com RODRÍGUEZ-MARÍN (2003) a Psicologia Hospitalar é o conjunto de contribuições profissionais, científicas e educativas que as diferentes disciplinas e conceitos psicológicos fornecem para melhor auxiliar aos pacientes no hospital. Nesse sentido, o psicólogo hospitalar é aquele que reúne esses conhecimentos e técnicas para aplicá-los de maneira sistemática e coordenada, visando à melhora da assistência integral do paciente hospitalizado, sem se limitar, por isso, ao tempo específico da hospitalização. Desta forma, seu trabalho é especializado no que se refere, essencialmente, ao restabelecimento do estado de saúde do doente ou, ao menos, ao controle dos sintomas que prejudicam seu bem-estar, focalizando sua intervenção na promoção de saúde, dando menos valia para a doença.
No âmbito hospitalar, a psicologia vem se transformando dentro das várias perspectivas teóricas e de forma mais sistêmica dentro do saber, porém ainda existem dificuldades nesta área. Estão em desenvolvimento vários recursos metodológicos e técnicos nesse campo. No entanto, a Psicologia Hospitalar tem despertado o interesse de muitos estudantes e psicólogos, devido às possibilidades de atuação e por ser uma área pouco explorada e muitas vezes inexistente nos hospitais.
A psicologia no contexto hospitalar propõe uma tendência participativa e interdisciplinar em saúde, buscando superar as lacunas teóricas que dificultam a prática do psicólogo neste ambiente.
O profissional de saúde atua fornecendo assistência ao paciente, à família e à equipe de saúde, sempre buscando o bem-estar físico e mental destes, num contexto de trabalho que possui características distintas e peculiares. No caso do atendimento infantil a tríade