Laudo Avaliação Pericial
PROCESSO Nº 98 546-5
AUTOR: ALLANA CAROLINE F. GONÇALVES, CAMILA PAESE DE AZEVEDO, EVAIR MOREIRA DE SOUZA, EVERTON SCHEFFER, KARLA V. S. RUIZ, LEANDRO ARÊDES, UENDER MAZINI KURASHIMA, VARK M. S. FERREIRA
AÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO
AVALIAÇÃO DE PRECISÃO RIGOROSA – ABNT NB 613/80 (NBR 8799)
I. APRESENTAÇÃO
1. DADOS DA PROPRIEDADE EM APREÇO
1.1 – NOME DA PROPRIEDADE
Fazenda Experimental Unir
1.2 – NOME DO PROPRIETÁRIO / ENDEREÇO
Universidade Federal de Rondônia
Rolim de Moura – RO
II. METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO
1 – DETERMINAÇÃO DO VALOR DO HECTARE DE TERRA NUA PARA CADA ELEMENTO DE PESQUISA
O método comparativo tem como fonte imóveis rurais que foram negociados e imóveis que estão em oferta no mercado imobiliário, localizados o mais próximo possível do imóvel avaliando.
2 – AVALIAÇÃO DAS BENFEITORIAS
As normas da ABNT preconizam que as construções devem ser avaliadas da seguinte forma:
“9.2.2.1 – As avaliações das construções (edificações e instalações) são feitas através de orçamentos e quantitativos ou com o emprego de custos unitários oriundos de tabelas, desde que provenientes de fontes fidedignas e obrigatoriamente mencionadas.
9.2.2.2 – A depreciação das construções e das instalações deve levar em conta os aspectos físicos e funcionais, com a consideração da vida útil, aparente e provável, bem como do estado de conservação.”
Neste trabalho, o custo unitário básico da construção civil e demais, é determinado através de buscas junto a empreiteiros e lojas de materiais de construções localizadas na cidade de Rolim de Moura.
3 – DEPRECIAÇÃO
Para o caso da depreciação o Perito adota o que ensina o Engenheiro Adilson Magossi, que recomenda, unicamente, para a avaliação de instalações rústicas, o emprego do critério baseado no estado de conservação do bem avaliando. Os índices por ele recomendados são:
Estado de conservação Fator de depreciação
Ótimo 1,00 (100%)
Bom 0,80