Latim I Retorica
RETÓRICA
(palavra com origem no termo grego rhetorike, arte de usar uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva)
INVENÇÃO (Inuentio) Momento que antecede à escrita. Busca na memória o que se sabe sobre certo tema e utiliza-se de perguntas retóricas ( o quê, quem, onde, quando como, por que).
DISPOSIÇÃO (Dispositio) Estruturação do discurso organizadamente: proêmio (proemium), narração (narratio), confirmação (confirmatio), digressão (digressio) e peroração (peroratio).
ELOCUÇÃO (Elocutio) Expressão linguística dos pensamentos propostos pela Invenção e organizados nas diversas partes do texto pela Disposição.
MEMÓRIA (memoria) Consiste na memorização do discurso em questão
AÇÃO (actio) O ato de proferir o discurso
VIRTUDES DA ELOCUÇÃO
APTUM
GÊNEROS DA ELOCUÇÃO
(genera elocutionis)
RETÓRICA DE ARISTÓTELES
SERMÃO DA SEXAGÉSIMA DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA
O que é Retórica:
Retórica é uma palavra com origem no termo grego rhetorike, que significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção.1
A retórica é uma área relacionada com a oratória e dialética, e remete para um grupo de normas que fazem com que um orador comunique com eloquência. Tem como objetivo expressar ideias de forma mais eficaz e bonita, sendo também responsável pelo aumento da capacidade de persuasão.
A retórica corresponde à formulação de um pensamento através da fala e por isso depende em grande parte da capacidade mental do orador. A retórica pode ser praticada e por isso era ensinada em várias escolas da Antiguidade, que abordavam a retórica e os seus diferentes estilos, que se alteram dependendo do tipo de discurso em questão.
Durante bastante tempo, a retórica foi uma das bases da educação de jovens, e durante a Idade Média, era ensinada nas universidades, fazendo parte das três artes liberais, juntamente com a lógica e gramática.