LATIM I - PORTFOLIO AULA 1
500 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁINSTITUTO UFC VIRTUAL
POLO: ARACATI
CURSO: LETRAS / L. PORTUGUESA.
DISCIPLINA: LATIM I
TUTORA: TELMA REGINA DE PAIVA MELO
ALUNA: LIDIANE DAMASCENO MOREIRA MORENO
2014.2
Atividade de Portfólio – Aula 1
Origem e legado linguístico do latim
São 6 912 idiomas falados atualmente no mundo, segundo o compêndio Ethnologue. Desses, pelo menos oito vieram do latim: italiano, francês, espanhol, catalão, galego, português, provençal e romeno. O dalmático, falado antigamente na costa da Dalmácia, na Croácia, também tinha origem latina, mas já foi extinto. O próprio latim não é mais falado, e, hoje, é usado apenas em documentos oficiais do Vaticano. Além dos idiomas falados, o Ethnologue considera três linguagens artificiais (esperanto, europanto e interlíngua) e 121 línguas de sinais. (MOTOMURA, Marina. Quantas línguas existem e quais vieram do latim? Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quantas-linguas-existem-e-quais-vieram-do-latim.)
O Latim está presente na cultua ocidental desde sua origem. O latim era a língua falada no Lácio, pequena região da Itália onde por volta do século VIII a. C., foi fundada a cidade de Roma, com isso o osco e o umbro, o latim teria derivado do ramo itálico que, por sua vez, originou-se do indo-europeu. Com a expansão do Império Romano, o latim também se difundiu por grande parte da Europa e regiões. Como língua viva na época em que era falada, ela também sofreu muitas transformações, dando origem a outros idiomas.
Estuda-se o latim não para ser camareiro, intérprete, correspondente comercial, mas para conhecer, diretamente, a civilização e a história de um povo, pressuposto necessário da civilização moderna, ou seja, para sermos nós mesmos e nos conhecermos de maneira consciente ( PITA, 2002, p. 3).
Assim, o latim deve sua importância no passado ao prestigio de Roma, que surgiu como uma pequena aldeia, fundada por pastores na região central do Lácio, tornando-se a capital do Império Romano,