largo da palma resumo
16/09/2012 23h 16
- Leia a análise de O Largo da Palma
1a Narrativa: “A moça dos pãezinhos de queijo”
Em um certo dia, Gustavo vai à mando da avó comprar meio quilo de pãezinhos de queijo na tão bem afamada loja que ficava no Largo da Palma. Quem comandava a loja era a viúva Joana, que fazia os pãezinhos no segundo andar da casa, e sua filha Célia, moça bela e de voz musical, que os vendia na loja no andar de baixo. Gustavo, que era mudo, ficou encantado com a voz de Joana e volta para casa a sonhar com a menina.
Assim, no dia seguinte o moço vai em direção ao Largo da Palma com a intenção de ouvir mais uma vez a voz da moça dos pãezinhos de queijo. Gustavo lamenta ser mudo, mas avança mesmo assim. Estando à sós com ela, Gustavo pede os pãezinhos escrevendo em um papel, mas a moça diz que eles acabaram. Célia percebe que ele não foi ali pelos pães, mas sim com intenção de encontra-la.
Apesar de ser hora de fechar, a moça fica paralisada a admirar a beleza de Gustavo, com seus cabelos negros e olhos de avelã. Ao ser perguntada se ele pode voltar no dia seguinte, Célia responde que sim e marca hora e local para se encontrarem. Joana percebe que a filha está distante, mas nada pergunta. Assim, Célia dorme pensando no encontro que terá no dia seguinte e se o sentimento que invadiu seu coração era mesmo amor.
Gustavo, após andar muito pela cidade, volta para casa e conversa com sua irmã, Márcia, sobre sua namorada. Márcia fica mais preocupada do que feliz, pois uma moça que aceita como namorado um surdo só pode ser uma criatura extraordinária ou então uma vigarista que está de olho no dinheiro do rapaz. A irmã, por fim, forçou um sorriso para tentar animar Gustavo.
Após esse primeiro encontro, Célia e Gustavo passaram a se encontrar todos os dias por semanas. Enquanto isso, os pais de ambos se preocupavam com o futuro dos dois. Até que um dia, Célia falou que Gustavo não deveria mais escrever para