Lareira
LAREIRAS E CHURRASQUEIRAS
Por Gabriel Pereira Gonçalves Disciplina: Arquitetura e Urbanismo Profº Vitor Hugo
Itaperuna -RJ
Lareira
Definição
Estrutura doméstica presente em muitas casas, onde se pode acender um fogo. Consiste num espaço revestido de materiais não-inflamáveis como pedra e tijolo, para se queimar a madeira, e numa chaminé que deixa o fumo e outras partículas sair.
Sobre o Uso
Era utilizada para aquecer, cozinhar e iluminar nas antigas habitações. Atualmente: usada principalmente como decoração, ou para aquecer as casas no Inverno. Outrora uma parte essencial de um lar, hoje só algumas casas têm lareira. A lareira é a mais antiga forma de aquecimento criada pelo homem
Tipos de lareiras
Alvenaria Prontas em aço Salamandras Lareiras a gás
Lareira em alvenaria
Grande variedade: Parede (interna ou externa), de canto, divisórias para dois ambientes, onde podem aquecer uma sala e um quarto ao mesmo tempo onde as chamas podem ser apreciadas de diversos ângulos. Geralmente podem ser encontradas em kits pré-fabricados, em estrutura metálica ou pré-moldados, em concreto de diversos tamanhos, conforme a necessidade, para posterior revestimento com tijolos.
Prontas em Aço
São lareiras previamente construídas e acabadas na fábrica, com dezenas de opções de tamanhos e modelos. Atrativas, podem ter acabamento em cobre, madeira, chapa naval, entre outros, e são encontradas nas opões de canto, de parede e central. Estas lareiras podem ser instaladas em residências já construídas e habilitadas, uma vez que não necessitam de revestimento algum e não levam mais que algumas horas para serem instaladas, podendo ser colocadas sobre qualquer tipo de piso ou parede.
Salamandras
São diferenciadas das lareiras, por serem de compartimento fechado, transmitindo o calor da irradiação. Podem ser encontradas em chapa de aço, cobre e as mais comuns em ferro fundido. Sua capacidade de aquecimento é bem menor