laranja
Cultura / Sociedade
Degradação
Sustentabilidade
Valor nutricional
Biótico
É uma árvore de porte médio, podendo atingir até 8 m de altura, seu tronco possui casca castanho-acinzentada, sua copa é densa e de formato arredondado. Folhas de textura firme e bordos arredondados exala um aroma característico quando maceradas. As flores são pequenas, de coloração branca, aromáticas e atrativas para abelhas.
Abiótico
A laranja pode ser plantada em qualquer tipo de solo, mas ele não pode ser muito raso. O pH deve ser entre 6,0 a 6,5. Os solos que mais trabalham são os areno-argilosos. Caso o solo seja ácido, corrija com calcário de acordo com o nível de acidez.
A laranja é uma fruta mais importante cultivada no Brasil. Originária da Ásia, mais especificamente da Indochina e sul da China, foi trazida pelos portugueses em meados do século XVII, proveniente das Índias Portuguesas. O cultivo da laranjeira e o uso da laranja remontam a um período de mais de 2 mil anos antes de Cristo, conforme demonstram escritos encontrados na China.
Zona Rural
Agricultura
Zona urbana
Suco de laranja
Abandono da produção por causa dos preços baixos a colheita é suspensa em muitos pomares. “Esse fruto permite que a praga ou a doença complete o ciclo reprodutivo e isso contribui para o aumento do inseto na lavoura”.
Promover a melhoria das condições biológicas do solo, manejando as plantas infestantes, mantendo a cobertura vegetal para incrementar a proteção do solo.
Utilizar estratégias que minimizem sua utilização de inseticidas na agricultura.
A cada 100 g de laranja
Calorias- 65 kcal;
Proteínas- 0,6 g;
Gorduras- 1g; Vitamina A- 195 U.l;
Vitamina B1- 135 mcg;
Vitamina B2- 150 mcg;
Vitamina B3- 0,25 mg;
Vitamina C- 48 mg;
Cálcio- 45 mg;
Potássio- 36 mg;
Fósforo- 21 mg;
Sódio- 13 mg;
Enxofre- 11 mg;
Magnésio- 8 mg;
Propriedades Medicinais
Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às