LARAIA
Cultura um conceito antropológico Roque de Barros Laraia
O determinismo biológico
Os antropólogos estão convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais.(não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura...)Félix Keesing.
A espécie humana se diferencia anatômica e fisicamente através do dimorfismo sexual ( chama de dimorfismo sexual,quando em indivíduos de sexos diferentes, da mesma espécie, existem diferenças físicas marcantes) , mas é falso que as diferenças de comportamento existem entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente. A antropologia tem demonstrado que muitas atividades atribuídas as mulheres em uma cultura podem ser atribuídas a homens em outras.
A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica.,resumindo ,o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo chamado endoculturação .Ex: um menino e uma menina age diferentemente não em função de seus hormônios mas em decorrência de uma educação diferenciada.
O determinismo geográfico
O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. A partir de 1920, Boas, Wissler, Kroeber,, entre outros , refutaram