Lara
1) Explique o equilíbrio de Cournot com várias empresas.
2) Considere um duopólio cuja demanda é P = 10 - Q, onde Q = Q1 + Q2. As funções de custo das empresas são C1(Q1) = 4 + 2Q1 e C2(Q2) = 3 + 3Q2. Qual é o lucro de cada uma das empresas no modelo de Cournot? Desenhe as curvas de reação das empresas e mostre o seu equilíbrio.
3) Seja um duopólio composto pelas firmas 1 e 2. O custo médio (e marginal) de cada firma é constante e igual a CMe = CMg = 5. A curva de demanda do mercado é dada por Q = 53 - P.
a) Suponha que cada empresa escolha simultaneamente seu nível de produção maximizador de lucros, presumindo que a produção de sua concorrente seja fixa. Quais serão o preço de mercado resultante e os lucros de cada uma das empresas?
b) Suponha que a Empresa 1 tome a decisão de produção antes da Empresa 2. Qual será o lucro de cada firma?
c) Encontre o equilíbrio de Bertrand.
4) Suponha que duas únicas firmas idênticas produzam determinado bem. Seus custos são dados por C1 = 30Q1 e C2 = 30Q2, onde Q1 é a quantidade produzida pela Empresa 1 e Q2 a quantidade produzida pela Empresa 2. O preço é determinado pela curva de demanda P = 150 – Q, onde Q = Q1 + Q2.
a) Descubra o equilíbrio de Cournot-Nash. Ilustre graficamente. Calcule o lucro de cada uma das empresas nesse equilíbrio.
b) Suponha que as duas empresas formem um cartel para a maximização dos lucros de ambas. Quantos aparelhos serão produzidos? Calcule o lucro de cada empresa.
c) Suponha que a Empresa 1 respeite o acordo feito, mas a Empresa 2 o burle e produza a quantidade de Cournot. Quantas unidades serão produzidas pela Empresa 2? Quais serão os lucros de cada empresa?
d) Represente os payoffs da letra `c` em uma matriz de payoffs,