Lançamento Dardo
Método Finlândes ou clássico: o dedo indicador se coloca estendido na parte de trás, do encordoamento. Os dedos, polegar e médio são colocados no início da empunhadura, contornando a mesma, tendo as extremidades quase unidas. Esses dois dedos são responsáveis pela transmissão de força ao dardo.
Método Americano ou normal: é o mais utilizado por ser de mais fácil adaptação. O dardo é pressionado pelos dedos indicador e polegar no início da empunhadeira, os demais dedos se colocam firmes, porém descontraidamente, sobre a corda.
Método Suéco ou garra: é considerado o mais eficaz. O dardo é pressionado pelo dedo indicador e o médio na altura da falange distal, os outros dedos também firmam o acordoamento e a palma da mão se coloca no sentido longitudinal do dardo.
Sumário
Título Página
Tipos de empunhadura........................02
Corrida preparatória............................03
Velocidade da corrida/ lançamento propriamente dito............03
Corrida preparatória Extensão da corrida: deve ser suficiente para se conseguir com ela o impulso necessário para um bom lançamento. O lançador pode fazer o início da corrida com o mesmo pé que irá tocar na marca intermediária (o pé esquerdo para aqueles que lançam com o pé direito.) Assim alguns corredores fazem a primeira parto com sete, outros com nove, havendo alguns onze ou até treze passadas para conseguirem o impulso ideal.
Velocidade da Corrida
É essencial que se mantenha o impulso até o último instante, porque a força com que se lança o dardo não depende apenas do impulso e da força explosiva do corpo, mas também da brevidade de tempo em que este ímpeto é freado e transportando para o dardo.
O Lançamento propriamente dito
Após as passadas características de cada estilo, quando o lançador chega à última passada, com a perna direita atrás e a esquerda sofrendo o movimento (atleta destro), inicia-se o lançamento