Lança chamas (imcompleto)
O fogo é um dos fenômenos naturais mais úteis do mundo. Quando no início o homem capturou fogo de áreas queimando naturalmente, e mais tarde ele próprio aprender a produzir chamas, sua vida mudou drasticamente. Com essa compreensão da natureza ele podia ter luz e calor quando anoitecia e podia cozinhar sua comida.
Mas o fogo é também um dos mais perigosos fenômenos do mundo, e esse fato não passou despercebido do homem primitivo. Evidências arqueológicas indicam que os primitivos caçadores usavam fogo para encontrar sua presa, e alguns grupos podem tê-lo usado para combater outros grupos. Através da história o fogo provou ser uma arma devastadora e extremamente eficiente.
Um dos desenvolvimentos mais interessantes com armas que utilizam fogo foi o lança-chamas. O lança-chamas moderno apareceu no início do século XX, mas a idéia original tem na verdade milhares de anos. Neste artigo veremos essas antigas armas pirotécnicas, bem como suas similares modernas, para compreender o que fazem e como o fazem.
Na primeira guerra mundial o exército alemão redescobriu o lança-chamas e o acrescentou ao seu arsenal (em uma nova e melhorada forma). Na segunda guerra mundial as forças de ambos os lados utilizaram uma variedade de armas lança-chamas no campo de batalha.
A inovação mais impressionante foi o lança-chamas portátil. Esta arma longa, tipo rifle, tem acoplado um tanque de combustível que os soldados podem levar nas costas.
a) Origem:
Um lança-chamas é um aparelho mecânico desenhado para projectar uma chama longa e controlável, ou, literalmente, lançar chamas. Alguns gêneros, incluindo os lança-chamas militares mais comuns, projectam um líquido inflamável, enquanto outros, projectam um gás inflamável. É utilizado pelas forças militares e por civis que precisem de uma chama controlada, tais como, na agricultura ou no combate a incêndios. Muitos lança-chamas, não militares, não utilizam um líquido inflamável, mas em vez disso, um gás inflamável