LANTERNA
A fabricação das lanternas alimentadas a querosene, ainda no século XVII, possibilitou o aumento das horas de trabalho nas fábricas e a sinalização náutica e ferroviária, sendo esta a sua função original. Entretanto, com o decorrer dos anos, as lanternas tornaram-se um elemento indispensável, podendo possuir diversas formas, cores e funções. Seu uso na atualidade se dá normalmente em momentos onde há falta de energia elétrica, perdendo assim a sua função original. Entretanto, mesmo possuindo uma grande variedade deste produto no atual mercado, ainda é possível encontrar outro papel para as lanternas: o de decorar. Sendo assim, o presente trabalho tem como propósito a criação de uma lanterna que além da sua função de iluminar seja também um produto decorativo. Será utilizada como base para este projeto a metodologia de Gui Bonsiepe.
1.1 JUSTIFICATIVA
Observou-se que as lanternas de uso doméstico geralmente são pouco utilizadas, seu uso costuma estar atrelado à falta de luz. Os usuários das mesmas estão propensos a guardar este produto em locais de difícil acesso em suas residências, causando dificuldades no momento em que a mesma torna-se necessária. Sendo assim, este trabalho possui o intuito de projetar uma lanterna que possua um elemento decorativo, de maneira que sua funcionalidade esteja associada à sua estética, conferindo assim utilidade e praticidade ao produto.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral Este projeto busca desenvolver uma lanterna para ambientes domésticos, que além da sua funcionalidade básica sirva também como elemento decorativo, com o intuito de melhorar seu funcionamento e facilitar seu acesso quando necessário.
1.2.2 Objetivo específico Na atualidade, as pessoas visam adquirir produtos que sua utilidade e praticidade estejam associadas à sua estética. Sendo assim, optou-se por desenvolver uma lanterna, produto pouco notado em ambientes domésticos, que além de sua função básica faça parte da composição do ambiente.