Land Diving
Land Diving ou Gol é um ritual realizado por um pequeno grupo de homens que vivem na ilha de Pentecost em
Vanuatu.
Estes homens escalam uma torre de madeira, contruída pelos mesmos, com uma altura de 20 a 30 metros e saltam do topo presos apenas com videiras nos seus tornozelos.
A Origem…
A origem do Land Diving é derivada de uma lenda de uma mulher que estava insatisfeita com o seu marido, Tamálie. Diz a lenda que a mulher estava aborrecida porque Tamálie era muito vigoroso em relação aos seus desejos sexuais, então ela fugiu para uma floresta. Tamálie seguiu-a, e foi então que a mulher subiu a uma figueira. Tamalie subiu atrás dela, mas a sua mulher saltou com lianas amarradas aos tornozelos. Tamálie fez o mesmo, mas não amarrou lianas nenhumas, o que o levou à sua morte depois de embater no chão. Os homens realizaram o Land
Diving de modo a não serem enganados novamente.
O ritual do Land Diving está associada à colheita do inhame anual. É realizada anualmente nos meses de abril, maio ou junho.
Um bom mergulho ajuda a garantir uma colheita abundante de inhame. A Preparação…
As mulheres da vila amaciam o chão para ajudar a absorver o impacto. Este ritual faz-se na estação seca porque a torre é melhor contruída durante esta época.
Além disso, as lianas têm maior elasticidade durante este tempo. Durante o período de preparação, os homens isolam-se das mulheres e abstêm-se de sexo.
Além disso, as mulheres não têm permissão para ir para perto da torre antes do dia dos saltos ou então
Tamalie, que vive na torre, procurará vingança, levando à morte de um mergulhador. Além disso, os homens não devem usar qualquer amuletos da sorte durante o mergulho.