lanchonete sebrae
EMPREENDEDORISMO
Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br
Expediente
Presidente do Conselho Deliberativo
Roberto Simões
Diretor-Presidente
Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho
Diretor Técnico
Carlos Alberto dos Santos
Diretor de Administração e Finanças
José Claudio Silva dos Santos
Gerente da Unidade de Capacitação Empresarial
Mirela Malvestiti
Coordenação
Luciana Rodrigues Macedo
Autor
flavio luís de souza lima
Projeto Gráfico
Staff Art Marketing e Comunicação Ltda. www.staffart.com.br Os clientes diretos normalmente são a população que trabalha, estuda ou reside nas proximidades e também as pessoas em passagem pelo local.
Apresentação / Apresentação
1. Apresentação
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
A crescente demanda por tudo o que envolve o ramo alimentício é um dos fatores que tornam a abertura de uma lanchonete um empreendimento com grande potencial de viabilidade. O ramo de alimentação é o segundo maior gasto do brasileiro, antecedido somente por gastos com habitação. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar
2008/2009 publicada pelo IBGE em 2010, o percentual médio de gastos mensais das famílias brasileiras com alimentação é de 19,8% do total de despesas do mês.
Em relação às despesas das famílias com alimentação fora de casa, constata-se que a média mensal das famílias é de R$144,69 em zonas urbanas e R$58,94 em zonas