Lampadas
A lâmpada elétrica é um dos maiores inventos da história da humanidade, é graças à lâmpada elétrica que possuímos nos dias de hoje toda a comodidade e segurança dentro das nossas casas, pois, foi devido ao advento da lâmpada elétrica que pudemos eliminar na maioria das localidades o uso de lampiões, tochas ou velas.
As lâmpadas comerciais utilizadas para iluminação são caracterizadas pela potência elétrica absorvida (W), fluxo luminoso produzido (lm), temperatura de cor (K) e índice de reprodução de cor. Em geral as lâmpadas são classificadas, de acordo com o seu mecanismo básico de produção de luz, em lâmpadas incandescentes e lâmpadas de descarga.
São descritos a seguir os diversos modelos de lâmpadas existentes, e os tipos de reatores utilizados em lâmpadas de descarga, modelos e principio de funcionamento.
Lâmpada incandescente
Lâmpada incandescente clássica transparente, opaca, vela, de fogão/geladeira, anti-inseto e espelhada.
As lâmpadas incandescentes são as mais populares do mercado: produzem uma ótima qualidade de luz e possuem baixo custo de compra.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias estão cada vez mais sendo substituídas pelaslâmpadas fluorescentes e pelas lâmpadas LED, as quais consomem menor quantidade de energia elétrica e possuem durabilidade maior.
Diferentemente do que ocorre com as lâmpadas fluorescentes, a vida útil das incandescentes não depende do número de acionamentos, mas sim do período que ela permanece acesa. Eficiência: extremamente baixa. Apenas 5% da energia elétrica consumida é transformada em luz, os outros 95% são transformados em calor. Ou seja, há um grande desperdício de energia (por isso vem sendo substituída por lâmpadas fluorescentes e LED);
Vida útil: média de 1.000 horas (cada lâmpada apresenta um valor, que está especificado na embalagem do produto). Quer saber quantos dias ela irá durar? Divida o número de horas total pelo número de horas que a lâmpada ficará acesa em um dia.