Lampada de moser
Pensando no Meio-Ambiente, tecnologias alternativas estão sendo desenvolvidas para o tratamento de água, devido à poluição causada pelo ser humano. A eletrofloculação, demonstrada neste trabalho, é uma técnica utilizada para o tratamento da água poluída transformando-a em água potável. O método tem como característica a utilização de instrumentos simples e de fácil operação, num curto tempo, apresentando boa eficiência na remoção de poluentes de águas residuais.
Objetivo:
Purificar a água pelo método de eletrofloculação.
Desenvolvimento
O que é Eletrofloculação?
A eletrofloculação é um dos muitos métodos de reuso, recuperação e reciclagem, pois, além de beneficiar o meio ambiente, reduz também, os custos industriais. As fontes de água são constantemente poluídas por descargas de lixos industriais, hospitalares, domiciliares ou por outras. O que acaba tornando o reuso de água totalmente necessário e importante para população, portanto a necessidade por água limpa é cada vez mais crítica no mundo.
Nesse experimento podemos trabalhar a parte de Eletroquímica, tratando de conceitos como, potencial eletroquímico e o transporte de elétrons devido às reações de oxidação e redução ocorridas. Também podemos abordar processos de separação de misturas como destilação, decantação e filtração. Que pode ser explicado a partir da equação química demonstrada abaixo:
03
Materiais necessários
1 Bateria de 9 Volts
2 pregos médios ( comuns )
Fio de Cobre duplo (aproximadamente 20 cm), ou 2 fios de Cobre de mesmo comprimento
1 Béquer de 100mL
Cloreto de Sódio - NaCl ( Sal de Cozinha)
Corante alimentício líquido
Filtro de Papel e Funil
Colher (ou espátula + bastão de vidro)
Materiais necessários para o Experimento de Eletrofloculação
04
Procedimento Experimental
Adicionar aproximadamente 50 mL de água em um béquer de 50 mL, contendo cerca de 100 mg de cloreto de sódio (sal de cozinha) (que vai