Lamour
O presente contexto visa elaborar a metodologia que nortearam a pesquisa cientifica, assim como as técnicas e métodos utilizadas.
O levantamento foi baseado no estudo de caso da Empresa X. Em especial, o estudo de caso por si só possuem a característica de apresentar o objeto de uma unicidade para a análise de forma mais profunda na categoria do setor de Recursos Humanos dentro da empresa e sua representação dentro da estrutura da organização.
Segundo Johnson (1992) os estudos de caso podem se longitudinais, pois é realizado em períodos de longa observação, entretanto pode ser utilizado mesmo em uma investigação em curto prazo. E é com embasamento neste teórico que foi fundamentada a metodologia utilizada do estudo de caso da Empresa X.
A investigação foi feita na Empresa X que atua no ramo da engenharia civil, no bairro Planalto de Belo Horizonte, comportando hoje aproximadamente 300 profissionais, iniciada desde 1997. A pesquisa foi detida a investigar o setor de Recursos Humanos na estrutura da organização e o papel que ela exerce dentro da mesma.
Segundo Peres (2005) assinalaram que os “os estudos de casos observacionais” permite o pesquisador mais proximidade com o ambiente, e Demo ( 1994, p. 37 ) ainda ressalva citando que a “ valorização desse tipo de pesquisa é pela possibilidade que oferece maior concretude às argumentações (...) “
A coleta de dados foi realizada dentro da organização através de observações, entrevistas e mensurações de forma que houve interação direta com os membros do grupo estudado. Esta interação se consolidou no decorrer da elaboração do Projeto, tendo em vista os resultados satisfatórios