Laminação
19:18 do dia 27/09/14
Alimentícios Laminados
Filmes compostos por dois ou mais materiais unidos por um adesivo pelo processo de laminação, normalmente usados para embalar snacks, café, massas, etc.
http://embalagemsustentavel.com.br/2012/06/18/embalagens-metalizadas-i/
19:30 do dia 27/09/14
Embalagens metalizadas flexíveis I
Postado em 18 junho 2012 por Elisa Quartim
Conhecidas genericamente como embalagens flexíveis ou convertidas além de serem flexíveis no seu material também são no seu uso. Podem ser monomateriais ou laminada com multimateriais, dependendo do seu uso.
Devido à diversidade de materiais utilizados, sua devida reciclagem, após o seu uso, dificilmente acontece. Por isso a importância de conhecer como são feitas e que soluções já existem após serem usadas.
Como existem várias embalagens feitas com este material, neste post, vou falar mais especificamente das embalagens usadas para alimentos tipo snacks como salgadinhos e biscoitos. Como são muitas informações esse post será dividido em dois. O primeiro falará das embalagem BOPP metalizada ou não, e o segundo post será sobre as embalagens laminadas feitas com camadas de vários materiais. Composição estrutural
A composição estrutural deve ser feita em função do conteúdo a ser acondicionado. Ela pode ser standard, média, média alta e alta. Para as embalagens de snacks (como os cookies) a composição estrutural é a standard.
Os materiais utilizados, em geral, são os filmes de PE, PP, BOPP e filmes metalizados. Composição estrutural da embalagem embalagem laminada standard (para snacks e biscoitos)
Filme de BOPP
Impressão
Adesivo de Performance Standard
Filme BOPP metalizado. Embalagem flexível metalizada.
As embalagens mais encontradas no mercado são as embalagens de polipropileno biorientado (BOPP) metalizado. Elas acondicionam uma ampla gama de produtos, pois agregam boas propriedades mecânicas e de barreira a gases de umidade.
O processo de