Laminação
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
FEAU
LAMINAÇÃO
Aluno:
José Guilherme de Andrade RA:10.0030-6 Professor Orientador:
André Lima
Santa Bárbara d’Oeste
Junho de 2012
Resumo:
A laminação é o processo de conformação mecânica que consiste em modificar o material para o formato desejado, e este processo de transformação, é o mais utilizado nas indústrias para a fabricação de chapas e perfis, pois apresenta alta produtividade e também um alto controle dimensional. O material é submetido a uma tensão de compressão, fazendo com que as peças fiquem com uma tensão de cisalhamento superficial, devido à prensagem dos cilindros. Para que ocorra a laminação, utiliza-se de um equipamento chamado laminador, que consiste basicamente de cilindros, mancais, uma carcaça chamada de gaiola, e um motor para fornecer potência aos cilindros e controlar a velocidade de rotação. O processo de laminação tanto pode ser feito a quente quanto a frio, e sua qualidade final depende se durante a fabricação da matéria prima não ocorreu algum tipo de defeito.
LAMINAÇÃO
Introdução:
Laminação é o processo de conformação mecânica que consiste em alterar um material passando ele entre dois cilindros que giram em sentido contrário. Os produtos podem ser planos, como as chapas ou não planos, como os perfis complexos.
Na laminação o material é submetido a tensões elevadas de compressão, devido à prensagem dos cilindros, e a tensões superficiais de cisalhamento, devido ao atrito entre os rolos e o material. As forças de atrito também são responsáveis pelo ato de "puxar" o metal entre os cilindros.
Este é o processo de transformação mecânica mais utilizada nas indústrias para a fabricação de chapas e perfis, pois apresentam alta produtividade e um controle dimensional do produto afinal que pode ser bastante preciso, além de conseguir fabricar uma grande variedade de produtos.
O desbaste inicial dos lingotes em blocos, tarugos