Laminas a fresco
FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ZAB – Departamento de Ciências Básicas
BOTÂNICA PARA ZOOTECNIA ZAB 1122
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE CONFECÇÃO DE LÂMINAS A FRESCO
Docente: Profª. Drª. Célia Regina
Discentes: Daniel Dias Felix de Paula
Raul Douglas Moretti Bertho
Pirassununga - São Paulo abril de 2014
RESUMO
As lâminas a fresco possuem a finalidade de observar estruturas das células vegetais em diferentes métodos. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar tais lâminas, a fim de promover a observação e consequentemente uma melhor possibilidade de morfologia e fisiologia em relação à célula e tecido vegetal, analisando suas respectivas características e componentes. Foram utilizados vegetais diversificados necessários à visualização das diferentes estruturas exigidas na proposta de aula. O resultado obtido foi a ilustração das observações realizadas como também a discussão das estruturas identificadas citando suas respectivas características, concluindo uma melhor compreensão no estudo de Botânica para Zootecnia no referente assunto de célula e tecido vegetal.
Palavras-chave: lâminas a fresco, célula vegetal e tecido vegetal.
Sumário
ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES
1 INTRODUÇÃO
O exame a fresco de matéria orgânica (células vivas) preparadas em lâminas de vidro, também é chamado de esfregaço. A preparação para tal procedimento é específica para cada tipo de matéria orgânica que posteriormente será analisada devido ao objetivo requisitado. Cada amostra possui um melhor método de fixação nas lâminas de acordo com o objetivo desejado.
As células dos tecidos vegetais assemelham-se às animais morfologicamente através da estrutura membranosa, as organelas, a síntese de proteínas e a atividade do DNA, podendo assim criar uma associação do processo evolutivo. Porém, algumas características