laminas de biologia celular
MICROVILOSIDADES
As microvilosidades estão presentes na superfície apical (domínio apical) das células que compõe o epitélio do intestino delgado humano e servem para aumentar a superfície de absorção dos alimentos. Este aumento de absorção produz, com certeza, uma melhor digestão e aproveitamento dos nutrientes dos três tipos de alimentos , a saber: Glicídeos (açúcares e amidos), os Lipídeos (óleos e gorduras) e finalmente as Proteínas (carnes e derivados e leite). Ao microscópio de luz , as microvilosidades são denominadas planura estriada (nas células com origem a partir do endoderme ) ou borda em escova (nas células de origem mesodérmica).
RETICULO ENDOPLASMATICO- RUGOSO
Retículo Endoplasmático é um sistema de comunicação interna das células. É formado por várias membranas, criando canais, que se extendem do citoplasma até a carioteca (membrana que envolve o núcleo celular). Dentro do retículo, várias substâncias são carregadas de um ponto até outro, dependendo da necessidade. Por exemplo, as vesículas produzidas no complexo de golgi, contendo enzimas, são transportadas pelo retículo endoplasmático até a membrana celular.
COMPLEXO DE GOLGI Complexo de Golgi: são estruturas membranosas e achatadas, cuja função é elaborar e armazenar proteínas vidas do retículo endoplasmático; podem também eliminar substâncias produzidas pela célula, mas que irão atuar fora da estrutura celular que originou (enzimas por exemplo). Produzem ainda os lisossomos (suco digestivo