Lamina Ao
Professora: Mônica Silveira
Aluno(s): Maguison Santana Ricardo Santos Romário Simas
Trabalho sobre Laminação
1. Definição
A laminação é um processo de conformação mecânica, que consiste em deformar plasticamente o material, ou seja, fazê-lo mudar de forma e esta mudança ocorre por esmagamento entre rolos giratórios. A pressão necessária para o que mesmo sofra esta deformação é enorme e os esforços envolvidos são de compressão.
Outra definição seria a laminação sendo um processo de conformação mecânica que consiste em modificar a seção transversal de um metal na forma de barra, lingote, placa, tira, etc., pela sua passagem entre dois cilindros paralelos girando em sentidos opostos, com a mesma velocidade inicial, reduzindo a espessura do metal, e também aumentando a “largura” e o seu comprimento.
2. Tipos de laminação
A Quente
Parte-se de blocos maciços e espessos, normalmente de metal, onde os mesmos são aquecidos e deformados plasticamente sob altas tensões e temperaturas. Nesta etapa do processo deseja-se uma maior redução da espessura do bloco e por consequência obtêm-se um aumento de comprimento. A laminação a quente permite uma maior deformação.
A Frio
Normalmente é a última parte do processo de laminação. Como mencionado anteriormente, também por compressão de rolos laminadores, comprime-se o material, só que agora a frio (temperatura ambiente, ou abaixo da temperatura de recristalização), para dar-lhe as características de resistência mecânica desejada e acabamento superficial final, com isso, consegue uma excelente superfície de laminação.
3. Processos de laminação
Duo
É composto por apenas dois cilindros do mesmo diâmetro, girando em sentidos opostos, com a mesma velocidade periférica e colocados um sobre o outro. Pode ser reversível ou não.
Trio
Possui três rolos dispostos na vertical, rodando os rolos superior e inferior no mesmo sentido, e o intermédio no sentido